O que é o Corajosamente

O Corajosamente Éticos (CE) é uma campanha sem fins lucrativos que promove ética, valores e um modo de vida honrado. Ela desafia pessoas a firmarem um compromisso pessoal com uma vida ética e instigar outros a fazer o mesmo.

Como a campanha Funciona

COMPROMISSSO

Assine o compromisso Corajosamente Éticos, com o qual você se compromete a se adequar a valores sadios, princípios éticos, um modo de vida honrado e íntegro, e a se responsabilizar por este compromisso.

Diretório

Depois do cadastro, suas informações ou de sua organização são listadas ficando acessíveis através do site, a quem quiser realizar negócios com organizações que operem de acordo com os princípios da Corajosamente Éticos.

RESPONSABILIDADE

Comprometimento com a ética, ser completamente verdadeiro em tudo o que eu disser,  ser fiel ao laços familiares, não fazer nada por mera ambição ou fraude, recusar ou pagar propinas, entre outros mandamentos do cidadão ético
 

África do Sul, um país rico em tantos aspectos, também é um país onde a corrupção e a ganância permitiram que os ricos ficassem mais ricos, e os pobres mais pobres.

Graham Power, fundador do Grupo POWER, percebia essa devastação a seu redor e sabia que para que a África do Sul revelasse seu tremendo potencial, deveria ser posto um fim à ganância e à corrupção. Ele entendia que a maré de corrupção e comportamento antiético em nossas instituições e sociedades só poderia ser desfeita com uma oposição ativa e uma mobilização de apoio público à ética, aos valores e a uma vida honrada. Assim nasceu a Corajosamente Éticos. Firme em seu propósito de ver todas as 220 nações do mundo comprometidas com o modo de vida ético, Graham e sua equipe desenvolveram a infraestrutura e a identidade deste movimento, apresentando-o ao mundo em maio de 2010.

Foi adotada uma Constituição e estabelecida uma Comissão Executiva para supervisionar a campanha. O foco inicial da Corajosamente Éticos era a África do Sul. Houve grande aceitação por parte de políticos, empresários e comunidades locais; pessoas de todas as camadas sociais abraçaram a visão e perceberam que têm um papel na transformação da África do Sul. O Unashamedly ethical teve a bênção de contar com o apoio de dois estimados líderes da sociedade: o arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, Reverendíssimo Dr. Thabo Cecil Makgoba; e Michael Cassidy, fundador da African Enterprise. Tanto o arcebispo Makgoba quanto o sr. Cassidy são benfeitores do movimento CE até hoje. Um dos momentos mais importantes na história da Corajosamente Éticos foi em março de 2013, quando o governo do Cabo Ocidental, na África do Sul, firmou compromisso com valores, ética e vida íntegra. Saber que há governos se engajando no combate à corrupção é extremamente animador, e espera-se que isso se torne uma tendência entre governos locais e provinciais por toda a África do Sul.

O CORAJOSAMENTE ÉTICOS TAMBÉM TORNOU-SE GLOBAL

Em outubro de 2014 houve um ponto de virada, quando mais de 5.000 empresas estavam comprometidas em ser Corajosamente Éticas. Além deste feito, o número de países/nações com signatários Corajosamente Éticos ultrapassou a marca dos 100. Atualmente, o foco do movimento é ver nações transformadas através da colaboração entre indivíduos, empresas e governos.

Markenson Marques,
proprietário e presidente da empresa Cargolift e membro corporativo da Unashamedly Ethical,

soube aproveitar a oportunidade oferecida pela campanha com as duas mãos, aceitando o convite em novembro de 2014 do fundador da campanha Dr. Graham Power para ser o coordenador geral do projeto no Brasil. Marques começou traduzindo o nome para CORAJOSAMENTE ÉTICOS.

De acordo com Markenson Marques, “vivemos em meio a um turbilhão de escândalos de desvio de conduta em nosso país, por isso a necessidade de pensar meios de conscientizar a população para a busca de mudanças”. Fato este que também pode ser confirmado por meio de dados do Transparência Mundial, que apontam que o Brasil está classificado como 69º, em um conjunto de 175 países, no Índice de Percepção de Corrupção 2014. “O mais urgente e importante a fazer pelo Brasil é o resgate da ética na sociedade”, afirma o fundador e presidente da Cargolift.

A visão do movimento é gerar uma mobilização de membros ardorosos por ver a transformação de suas sociedades e nações.